Se você procurava dicas de Higienização de Carros veio ao lugar certo! Você encontrará nessa seção algumas dicas selecionadas para quem gosta de limpeza de veículos de qualquer porte.

Didaticamente, em relação a limpeza, um veículo pode ser divido em seis partes distintas. Cada parte necessita de um cuidado e de um tipo de lavagem diferente. Confira como fazer, adequadamente, a limpeza interna do veículo por seção.

Higienização de Carros por parte

1 )Limpeza do teto do carro

Quando efetuamos a lavagem da parte externa do veículo, começamos do teto para baixo. Na limpeza interna do veículo, o processo deve seguir a mesma lógica, ou seja, devemos sempre começar pelo teto para evitar retrabalhos. Para realizar a limpeza do teto de forma eficiente, primeiro é necessário retirar todo o acúmulo e poeira usando um pano seco ou uma escova bem macia para evitar danos à superfície do local. Depois é só utilizar um borrifador com uma solução de água, detergente neutro e desinfetante e usar um pano umedecido para retirar toda a sujeira. Após esse processo, é muito importante usar um pano seco ou torcido para retirar o máximo possível da umidade antes de deixar secar naturalmente.


2) Limpeza dos estofados do carro

Quando se fala em Higienização Automotiva, Essa é uma das partes mais importantes dentro do veículo. Qualquer dano ao estofado pode ser extremamente prejudicial para toda a estética e valor de revenda do automóvel. O grande problema é que os bancos são as partes mais “tocadas” do veículo e estão sempre suscetíveis a sujeira. Para limpar essa área, é possível usar o mesmo procedimento mostrado na limpeza do teto, mas com muito mais cuidado, pois a espuma do estofado retém mais água que outras partes. Se o banco for de couro, tenha cuidado. Não use nenhum produto químico, pois eles podem manchar o couro. Nesses casos, use apenas um pano com água. Se precisar de algum produto mais forte, use apenas detergente neutro.


3) Secagem do interior do veículo

A maior preocupação durante a Higienização de Carros é em relação à umidade que estamos deixando para trás. Quando vamos limpar o carro por dentro, é importante deixar o menor volume de água possível. Use apenas panos levemente úmidos para limpar a parte de tecido e espuma. Ainda assim, tente limpar o mais rápido possível. A umidade dentro do veículo pode resultar em pedaços mofados e outros problemas muito mais difíceis de serem resolvidos. Após fazer essa limpeza cuidadosa, deixe o carro secar por até duas horas com todas as portas e janelas abertas.


4) Limpeza do Painel e Partes Plásticas

O painel é uma peça importante e que merece devida atenção durante a limpeza interna do veículo. O painel traz componentes importantes por baixo dele, principalmente elétricos, portanto exagerar na água é um grande risco. Usando a mesma solução do estofado e do teto, é possível também limpar o painel, mas usando um pano levemente umedecido, sem exageros. Para um melhor efeito de limpeza, após passar o pano e secar, use um pouco de silicone para renovar as peças de plástico. Só não passe no volante, pois ele pode ficar escorregadio, o que pode comprometer a sua segurança.


5) Limpeza Interna de Vidros Automotivos

Os vidros também devem ser limpos por dentro. Eles merecem muito cuidado, afinal, um vidro sujo pode atrapalhar a visão do motorista e representar grandes riscos em várias situações. Para limpar o vidro, é possível contar com soluções específicas que são vendidas para esse fim, como os limpa-vidros disponíveis em supermercados e lojas especializadas. Passe o limpa-vidros usando um pano para retirar a poeira e as manchas e depois passe outro pano seco para dar o toque final.


6) Limpeza de Tapetes de Veículos

Os tapetes geralmente são fáceis de limpar, principalmente os de borracha. O bom é que eles podem ser removidos do interior do veículo e ser lavados do lado de fora, enquanto está sendo feita a Higienização de Carros. Utilize uma solução de detergente neutro com água e uma escova (ou vassoura) para tirar a sujeira mais grossa. Depois de lavar os tapetes, basta deixá-los secar ao sol antes de devolver para o carro. Em caso de tapetes de carpete, a melhor opção é usar um aspirador para limpá-los.


Conclusão:

Com esses passos você consegue realizar a limpeza interna do veículo completa, garantindo muito mais conforto para você e toda a sua família.